Drummond: Pelo fim do xingamento animal

drummonzinho

Texto de Danilo Lago

Quem nunca xingou o chato do irmão, o namorado machista, o juiz desatento, com o nome de algum inocente animalzinho, tipo: “Ele é um cachorro sem vergonha”, “você é burro, heim”, “ô, seu jumento”.

É zuado, é decadente, é burrice (ops, foi mal), mas várias vezes roubamos os nomes dos animais para apontarmos as nossas deficiências.
Calma, nem tudo está perdido.

Fazendo justiça aos nomes dos animais, o poeta e escritor Carlos Drummond de Andrade, na crônica “Modos de xingar”, apresenta-se como um grande militante da luta contra a profanação dos nossos irmãos e irmãs animais, se liga só:

Jamais aprovei o uso indevido de nomes de animais para qualificar ou verberar deficiências intelectuais ou morais do próximo. A injustiça feita ao cachorro, alçado “cachorrão”, como sinônimo de mau-caráter, dói e revolta. A zebra não é responsável pelo baixo QI de seres humanos, nem o camelo tampouco. Burro, burróide, besta, bestalhão, jumento: outros exemplos de impropriedade vocabular, que não recomendam a linguagem crítica. Irracionais prestantes, muitas vezes providos de razão prática luminosa, não costumam, que eu saiba, xingar os de sua espécie com invectivas desta ordem:

– Homem!

– Homúnculo!

– Reverendíssimo homem!

Fonte: Andrade, Carlos Drummond de. De notícias e não notícias faz-se a crônica. Rio de Janeiro. Record, 2007. (pág. 92).


Danilo Lago é aspirante na teologia e pescador na literatura. Sabe que é mais fácil começar uma briga do que um texto. Para conhecer mais:

Página: https://www.facebook.com/cronicacinzenta/?fref=ts

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s